A escala humana. Jan Gehl.
O desafio é que os princípios da boa escala humana devem ser uma parte natural do tecido urbano, para convidar as pessoas a caminhar e pedalar. No futuro, por vários motivos, teremos que construir muitos complexos e construções de grandes dimensões e muitos andares. Mas nunca podemos esquecer a escala humana.
O corpo humano, seus sentidos e mobilidade são a chave do bom planejamento urbano para todos. Todas as respostas estão aí, encapsuladas em nosso corpo. O desafio é construir cidades esplèndidas ao nível dos olhos, com grandes edificios erguendo-se acima de belos andares inferiores.
Ao se defrontar com a tentação concreta de desenhar espaços grandes demais para pouquíssimas pessoas e a tentação de acrescentar alguns metros aos espaços entre os edifícios, "só para garantir", o conselho em quase todos os casos é reduzir o tamanho, seguindo o ditado: "Na dúvida, tire alguns metros".
Posts recentes
Ver tudo25 de novembro de 2024 • 15:56 Para impedir que o transporte público perca ainda mais usuários nos próximos anos, a CNT defende o tripé...
Commentaires